Qual é a importância da imobiliária no processo de locação de um imóvel.
É bastante comum que proprietários e inquilinos de imóveis se perguntem sobre a necessidade de realizar as transações com o intermédio de uma imobiliária. Para tomar essa decisão, é importante entender as funções e as vantagens da atuação da imobiliária para que ambos entendam importância da imobiliária no processo de locação de um imóvel.
Qual é a função das imobiliárias nos processos de locação?
O papel da imobiliária é proporcionar segurança e comodidade aos processos de aluguel de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários. A chave para garantir esses direitos é o contrato de locação, que prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão do contrato. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.
Quais as vantagens do aluguel com intermédio de imobiliária?
As imobiliárias contam com estrutura e profissionais especializados para evitar situações injustas ou de conflito durante todo o processo de locação de imóveis. Grande parte dos conflitos que ocorrem nessa relação são resultado principalmente da falta de informação, falhas de comunicação e falta de esclarecimento sobre as regras que estão envolvidas na locação. Portanto, o contato com uma imobiliária especializada em locação de imóveis evita dores de cabeça para proprietários e inquilinos, porque faz o intermédio entre eles. Os corretores trabalham para otimizar e facilitar os processos envolvidos e possibilitar que todas as partes fiquem satisfeitas.
Mesmo assim, é bastante comum o aluguel ser realizado por conta própria, direto com os proprietários dos imóveis. Essa opção pode parecer mais barata no princípio, mas a escolha pode render problemas e gastos extras, já que implica em processos de aluguel que muitas vezes são feitos sem o amparo legal, sem ferramentas adequadas e dispensando as condições de negociação.
Análise para cadastro do interessado pelo imóvel.
Na locação direta com os proprietários, muitas vezes a conferência de informações pode ser dificultada, diminuindo a segurança de todo o processo de aluguel. No contrato com imobiliárias, acontece exatamente o contrário, já que os candidatos devem se apresentar uma série de documentos e passar por uma análise cadastral.
Essa análise tem o objetivo de avaliar a legalidade dos documentos apresentados pelo possível inquilino. Se ele não tiver nenhuma restrição legal, o contrato para locação pode ser feito com base na legislação vigente. Imobiliárias com mais estrutura e qualidade geralmente contam com ferramentas para a análise de crédito e autenticidade de documentos. Isso ajuda a evitar problemas de inadimplência e a realizar um contrato sem brechas para problemas futuros.
Vistoria do imóvel.
A vistoria do imóvel é uma vantagem na locação com imobiliárias, já que elas também oferecem como diferencial as inspeções feitas por profissionais. O conhecimento e a experiência na área garantem que essa etapa de extrema importância seja realizada adequadamente, do início ao término do contrato de locação.
A vistoria é um relatório que tem como objetivo descrever o real estado em que o imóvel é recebido pelo locatário. O documento atesta as condições de estruturas, acabamentos e outros itens que possam estar incluídos, como móveis, no caso do aluguel de imóveis mobiliados. Essa etapa do contrato de locação é um grande diferencial do trabalho das imobiliárias, porque ajuda a evitar mal-entendidos e a garantir os direitos de ambas as partes em relação a possíveis desgastes do imóvel e itens que podem precisar de reparo na hora da devolução.
Veja matéria completa em nosso blog.
Fale com corretor.
Acesse nosso site - https://www.efariasimoveis.com.br/
#imobiliaria
#imoveis
#corretordeimoveis
#penhabairro
#vilamatilde
#efariasimoveis
#locacaodeimoveis
#vendadeimoveis
#vilamatilde
#alugueldeimoveis
0 comentários: